quinta-feira, 21 de abril de 2011

#musictuesday 9



Última terça-feira, enquanto aproveitava o recente retorno do meu i-pod, parei para ouvir depois de tempos o trio sueco do Radio Dept. Daí pensei: Por que não escrever um musictuesday sobre eles? Por mais que hoje não seja “Tuesday”, acho que o blog merece um post, já que estamos ligeiramente sem tempo parar postar notícias e resenhas novas. Hoje não escreverei uma resenha propriamente: talvez uma longa recomendação e comentários sobre alguns discos e o porquê de ter escolhido justamente essa banda.

Primeiro, é uma banda que nasceu em 1995 e que, a meu ver, é injustamente pouco reconhecida. Tem quatro álbuns lançados (considerando o “Live in New York”, 2009)  e mais quatro EPs. É possível que você, leitor, inclusive, já tenha ouvido a banda na trilha-sonora do filme da Sofia Coppola, “Maria Antonieta” (2006). A trilha é excelente (tem The Cure, New Order, Strokes...) e ainda conta com três faixas do nosso trio. São elas: “Pulling Our Weight”, “Keen On Boys” e “I Don’t Like It Like This”.





A banda foi mudando um pouco de sonoridade ao longo dos discos lançados. Por exemplo, em “Lesser Matters” (2003), as guitarras são muito mais presentes do que nos dois álbuns subseqüentes. Isso porque nesse meio tempo o guitarrista e baterista abandonaram a banda, dando lugar a um tecladista. Logo, em “Pet Grief” e no mais recente ”Clinging to a Scheme”, percebe-se o uso cada vez mais freqüente dos sintetizadores. O resultado não foi, de modo algum, ruim. Muito pelo contrário: achei que a banda conseguiu conceder um aspecto muito mais lúdico às músicas. O que cai muitíssimo bem com a forma super-apática de cantar do vocalista Johan Duncanson.

Ainda não falei das letras. Poderia citar aqui um dos melhores títulos de música dos últimos tempos: “I Don’t Need Love, I’ve Got my Band”, do EP “Pulling Our Weight” (2003). Poderia citar também “The Worst Taste Music”, “I Wanted You To Feel The Same”... Mas o Radio Dept. vai além: “It’s personal”, primeira faixa do segundo álbum, não precisa de letra alguma para ser uma música incrível e ter três minutos de puro dream pop, lo-fi, shoegaze, ou o que quer que seja...





Ouvi alguns comentários sobre o último álbum, lançado ano passado, alegando que as músicas seguiram uma linha um pouco mais pop do que os outros dois. De fato, o Radio Dept. produziu músicas bem mais alegrinhas dessa vez... Quem gostava justamente do aspecto melancólico, provavelmente se decepcionou. Mas “Clinging to A Scheme” está longe de ser um álbum ruim. Destaque para “Heaven’s On Fire”, que conta com uma citação inicial bem interessante do guitarrista e fundador da banda Sonic Youth, Thurston Moore, e “David”, outra excelente música.

O Radio Dept. consegue reviver o clima musical dos anos 80 e 90 com maestria. Não me estenderei mais nesse texto, espero que ele sirva de alguma forma para popularizar um pouco mais a música incrível que este trio sueco faz. Abaixo alguns links para os interessados:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCPenney Coupons