quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Back in the URSS + The Needle Drop

É isso aí, listeners, o blog está de volta. Finalmente arrumamos tempo para postar mais coisas por aqui, em muito justificado pelo fato de estarmos todos de férias agora. Estamos com algumas idéias novas para o blog, dentre elas a de suprimir a postagem de notícias musicais. Em muito porque isso acaba criando uma pequena competição de conteúdo entre sites, o que não deveria ser nem de longe o objetivo em mente ao se criar um blog do gênero, apenas a música deve estar em primeiro lugar. E também pela costumeira falta de tempo hábil para posts frequentes, a proposta é tornar o site um pouco mais espontâneo e original. Por isso se tornará daqui para frente, quem sabe com um novo layout 3.0, um reduto de resenhas e recomendações musicais em sua maioria, o que não impede que, se algum dos autores achar relevante, postar uma notícia ou outra... A idéia é apenas que o site não se resuma a este propósito, já que nos últimos meses mais ativos parecia estar tomando este incerto rumo. Quem quiser acompanhar notícias mais frescas das bandas que gostamos, pode curtir a fan page do Almost Listeners no facebook, porque vira e mexe compartilhamos links com notícias externas por lá, que é uma maneira infinitamente mais prática de disseminar conteúdo musical relevante do que criar posts no blog.

Sem mais delongas, vim trazer neste post um canal do youtube que descobri recentemente através de um amigo. Não é a primeira vez que faço recomendações de canais aqui, vide o post sobre a QTV, um ótimo recurso para quem gosta de assistir entrevistas e apresentações lives em estúdio de seus artistas favoritos. 

Bem, o The Needle Drop é comandado por um cara chamado Anthony Fantano (Twitter aqui), que se auto-denomina "The Internet's Busiest Music Nerd". Anthony posta vídeos frequentes em seu canal resenhando álbuns a partir de sua data de lançamento. Faz vídeos super dinâmicos com uma das pronúncias de inglês mais compreensíveis que eu já escutei, é quase como ter uma conversa informal com um amigo em português mesmo. Além disso, é capaz de unir observações de aspectos técnicos da música que está falando ao feeling que os álbuns provocam em si, de uma maneira muito própria e obviamente parcial, mas não por isso destituída de muita qualidade. Anthony é o tipo do cara que trata a música e o que faz com uma seriedade e rigor muito raras e válidas, qualidades que unidas fazem dele um crítico musical ímpar. Fora que o cara é extremamente divertido. Abaixo vocês podem conferir a resenha que ele fez para o último disco do Wilco (The Whole Love), o primeiro vídeo do TND que eu assisti.




Outro lado interessante do canal são as discussões que Fantano tenta promover. Faz vídeos de no máximo 3 minutos com a seguinte estrutura: lança uma questão, dá uma resposta pessoal e pede a participação do público que acompanha o canal respondendo à pergunta. É bem interessante, em geral Anothony solta questões que dão bastante pano para manga, por exemplo: "Quantas vezes eu ouço um álbum antes de fazer uma resenha?", "2011 foi melhor que 2010?" ou questionando acerca de originalidade, opiniões negativas em música, etc. Recomendo fortemente a assinatura do canal a todo aquele interessado em discutir e repensar sobre música. Em resumo, vale a pena, os vídeos são curtos e dinâmicos, divertidos, informativos e interessantes. Mais um vídeo abaixo em que Anthony expõe em linhas gerais, ninguém melhor do que o próprio para falar do trabalho que realiza, tudo o que um viciado em música de primeira viagem precisa saber sobre seu canal e sua proposta enquanto crítico musical para compreender melhor seu trabalho. 


"This channel is about reviewing music. Music you like and music you hate.
If you want to suggest an album / song for review, leave a comment on my latest video.
I don't want to review older / "classic" album"  


É isso, listeners, espero que tenham gostado da recomendação e não se esqueçam: keep listenin'!

- Site em que são organizados os vídeos
Twitter do Needle Drop
- Link direto para o canal no youtube
- Fan Page no Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCPenney Coupons