terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Música de Brinquedo

De uns tempos para cá diversos artistas brasileiros passaram a ter um olhar um pouco mais atento ao público infantil, produzindo CDs de qualidade inquestionável. Exemplos não faltam...Adriana Calcanhoto já lançou dois com o seu alter-ego de "Adriana Partimpim" e Arnaldo Antunes lançou em  2009, em parceria com Edgard Scandurra e diversos outros nomes de peso que permeiam a música brasileira, o "MPC - Música Psicodélica para Crianças", levando seus próprios filhos ao estúdio para gravar.

Hoje não quero falar nem de Adriana, muito menos de Antunes... Não desmereço aqui seus incríveis trabalhos, mas digo que se pudesse escolher, dentre estas difíceis opções de álbuns direcionados a crianças, o meu favorito, este seria o do Pato Fu: Música de Brinquedo.

 Capa do disco  "Música de  Brinquedo" (2010), do  Pato Fu

Confesso estar um pouco atrasada, tendo em vista que o álbum saiu ano passado... De qualquer forma ele vale muito a pena ser comentando nos mínimos detalhes aqui.

A proposta é mais ou menos a seguinte: selecionam-se músicas clássicas do rock n' roll e a partir delas criam-se  versões que misturam  instrumentos agudos, barulhos de brinquedos e vozes inconfundíveis de crianças. O resultado é um álbum extremamente divertido para qualquer tipo de público.

Diverte quem conhece as versões originais e pode apreciá-las com uma roupagem totalmente nova, e diverte, claro, as próprias crianças. E por atingir de forma tão homogênea públicos  heterogêneos, esta é a hora em que eu devo dar meus sinceros parabéns ao Pato Fu por conseguir fazer música infantil sem ser banal, sem ser estúpido ou sem subestimar as próprias crianças. Incrível é ver como uma banda que tem o nome de "Pato Fu" justamente para não dar pistas sobre quais gêneros musicais toca é capaz de surpreender de tal forma, mesmo com  tanto anos de carreira.

Destaque especial  para a versão de "Live and Let  Die" , em cujo refrão as crianças, de fato, se animam e soltam a voz e que, em minha humilde opinião, é o ponto alto do CD. Destaque também para o equilíbrio entre faixas nacionais e internacionais, o que é um ponto bom a meu ver,  já que torna o conceito do disco menos plástico e mais próximo do nosso imaginário.  Temos uma ótima mistureba de músicas de Elvis Presley, Rita Lee, Titãs e Temptations, que caem muito bem juntas. (Lê-se: "Love Me Tender", "Ovelha Negra", "Sonífera Ilha" e "My Girl")

É possível encontrar no youtube diversos vídeos de apresentações do Pato Fu com as músicas desse novo  CD. O interessante é reparar que  também rola um apelo visual nos shows, com fundos coloridos, fantoches e todos esses adereços que comumente associamos ao universo infantil.

Pato Fu em apresentação de músicas de seu novo disco: "Música  de Brinquedo"

Acho que já fa lei muito e espero ter convencido os leitores a ouvir o disco... Como de praxe deixarei abaixo links interessantes e de fácil acesso com mais informações sobre a banda , apresentações, entrevistas e otras cositas más...


(Perguntas enviadas por internautas)


(outras  fotos, vídeos e a  gendas de shows)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCPenney Coupons